Correção inflacionária -

Presidente da Câmara, Enzo Samuel, esclarece reajuste salarial dos vereadores

O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), esclareceu que o reajuste ao vencimento dos parlamentares da cidade trata-se de uma correção inflacionária, padrão na transição de uma legislatura para outra, na manhã desta sexta-feira (19/04). Ele afirmou que a Câmara de Teresina já finalizou esse processo, pois qualquer reajuste deve ser realizado seis meses antes das eleições municipais.

Enzo Samuel ressaltou que os vereadores não têm o poder de conceder reajuste para si próprios, uma vez que as mudanças salariais ocorrem de uma legislatura para outra para evitar que a Câmara se beneficie indevidamente. Ele destacou que a Câmara Municipal não recebeu qualquer reajuste desde 2012, o que prejudicou outras categorias de servidores da Prefeitura de Teresina, cujos salários são determinados com base no vencimento do Legislativo Municipal.

Além disso, o presidente da Câmara explicou que os parlamentares não definem o valor ou o percentual do salário, pois este é baseado no vencimento da Câmara Federal e do prefeito da capital. Ele mencionou que o teto do salário do vereador não pode ultrapassar 75% do salário dos deputados estaduais, conforme estabelecido pela legislação federal, que prevê correções ao longo dos anos, sendo o ajuste aplicado para a legislatura de 2025.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco