• Piauí emite 56 mil Carteiras de Identidade Nacional no mês de abril

    A Secretaria de Segrunça Pública do Piauí, por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco - IIDFP, divulga nesta quinta-feira (02/05cenar) o número de Carteiras de Identidade Nacional - CIN emitidas no mês de abril. Foram emitidas 56.070 CINs em todo o estado do Piauí. Além disso, foram implementados seis novos postos de atendimento no estado. No mesmo período do ano passado, foram emitidas 24.555 mil carteiras, representando um aumento de 128% no número de emissões.

    Foto: Reprodução/ Ascom SSPidentidade
    identidade

    O Instituto conta com sete centros de emissão da nova carteira de identidade em todo o estado. As emissões foram distribuídas da seguinte forma: 3.747 carteiras na região de Floriano, 6.496 em Parnaíba, 6.456 na região de Picos, 2.292 em São Raimundo Nonato, 1.326 em Oeiras, 2.630 em Bom Jesus e 33.123 carteiras expedidas em Teresina.

    Durante o período, também foram realizadas Ações Sociais em todo o estado, resultando na emissão de cerca de 3 mil carteiras por meio das ações.

    Além disso, o Instituto de Identificação inaugurou 6 novos postos de atendimento no estado do Piauí, nos municípios de Ipiranga, Cabeceiras, Caxingó, Caraúbas, Dirceu Arcoverde e Cristino Castro. Com essas inaugurações, o Instituto de Identificação agora está presente em 55 municípios do estado.

    Foto: ASCOM/ SSP

    "Estamos avançando gradualmente em direção à meta estabelecida pelo nosso governador Rafael Fonteles, que visa emitir a Carteira de Identidade Nacional para todos os piauienses até 2026. Se você ainda não obteve a sua, saiba que pode se dirigir a qualquer um dos nossos postos de atendimento, com sua certidão de nascimento ou casamento atualizada, acompanhada do seu comprovante de residência. Nossas equipes estão preparadas para receber sua documentação e iniciar o processo de emissão da sua carteira de identidade, garantindo assim o acesso a esse documento essencial para o exercício da cidadania", afirmou o diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha.

    A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita no Piauí. Para emitir a CIN, os documentos obrigatórios são CPF, certidão de nascimento e/ou casamento atualizadas com selo de verificação e número de matrícula, além de comprovante de residência.

    Fonte: Ascom SSP

  • TCE-PI fiscaliza cidades com débitos em energia após queixas da Equatorial

    Foto: Reprodução

    O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, fez uma visita institucional à Equatorial Piauí na manhã desta quinta-feira (02/04), sendo recebido pelo presidente da instituição, Humberto Soares, que estava acompanhado do gerente de Relacionamento com o Cliente, Joaquim Milhomem, e do gerente jurídico, Caio Souza. Em pauta, a ratificação do apoio institucional do TCE junto à Equatorial, que tem apresentado ao Tribunal denúncias sobre a situação de inadimplência de alguns municípios piauienses, no que diz respeito ao débito nas tarifas de energia.

    “O Tribunal se compromete a atuar junto aos municípios inadimplentes, uma vez que isso fere diretamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós também estenderemos essa atuação junto à Associação Piauiense de Municípios (APPM), à União das Câmaras Municipais do Piauí (AVEP), ao Ministério Público Estadual (MPPI) e ao Tribunal de Justiça, já que essa situação traz a iminente criação de um passivo, afetando as contas públicas”, disse o conselheiro Kennedy Barros.

    O presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, informou que um relatório está sendo produzido pela equipe técnica da instituição, apontando todos os municípios inadimplentes e os valores em débito. O documento será encaminhado ao Tribunal de Contas.

    Foto: Reprodução

    Na oportunidade, o presidente Kennedy Barros, que estava acompanhado do secretário Administrativo do TCE-PI, Paulo Ivan, e do chefe da Divisão de Patrimônio e Logística do Tribunal, Aurino Nunes, também visitou as dependências do Centro de Operações Integradas da Equatorial.

    Foto: Reprodução

  • Ouvidoria-Geral do Estado lança Protocolos Regularize, Diga e Acolhida

    Os Protocolos Regularize, Diga e Acolhida, publicados no Diário Oficial do Estado do Piauí na última semana de abril, visam aprimorar o relacionamento com a população, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para tratar manifestações sensíveis dos cidadãos piauienses.Os protocolos estabelecem ações formativas para os atendentes visando ao acolhimento, identificação, orientação e acompanhamento adequados das manifestações sensíveis; criam procedimentos de registros específicos conforme os protocolos, garantindo a documentação adequada e organizada das manifestações sensíveis e divulgam as formas atendimento especial à população geral, orientando sobre os procedimentos a serem seguidos nas manifestações sensíveis.

    Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
    Governo do Piauí

    O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, considera os lançamentos dos protocolos um marco para OGE/PI, ele ressalta o compromisso do órgão em promover uma cultura de respeito, inclusão e justiça social: “Esses protocolos representam um avanço significativo no nosso compromisso de ouvir, acolher e agir em prol da cidadania e participação social no Estado do Piauí”, afirma. 

    Protocolo Regularize

    O Protocolo Regularize, criado pela Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI), em parceria com o Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Estado do Piauí (Interpi), é voltado para demandas de regularização fundiária apresentadas pela população. Esse protocolo estabelece diretrizes para um atendimento eficaz e ágil, visando solucionar as demandas de regularização fundiária de forma eficiente.

    Protocolo Diga

    Tem o objetivo de apresentar orientações sobre como denunciar situações de assédio moral, sexual e/ou discriminação, de forma a proporcionar uma apuração célere, bem como padronizar procedimentos de atuação em tais casos, servindo como instrumento de suporte para a construção de espaços de trabalho seguros e livres de violência, assédio e/ou discriminação. 

    O Protocolo Diga serve como um instrumento de suporte para promover um ambiente de trabalho digno, saudável, seguro e sustentável tanto na Ouvidoria-Geral do Estado  como em outros órgãos.

    Protocolo Acolhida

    Protocolo Acolhida criado pela OGE-PI, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários (SUIRPO), Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e pela Coordenação do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas/DPE-PI.

    Tem como objetivo garantir um atendimento cuidadoso e acolhedor, especialmente para denúncias de violência e preconceito, que são temas sensíveis e importantes para a população. Destinado a tratar manifestações relacionadas a questões de identidade de gênero, orientação sexual, diversidade, raça/etnia, origem e religião. 

    O lançamento dos Protocolos Regularize, Diga e Acolhida, reforçam o compromisso do Governo do Estado do Piauí em cada vez mais promover uma gestão democrática e participativa, buscando ambientes inclusivos e acolhedores. 

  • Príncipe William atualiza informações sobre estado de saúde de Kate Middleton: 'Progresso'

    Foto: Reprodução

    Na terça-feira (30/04), o Príncipe William compartilhou novidades sobre o estado de saúde de sua esposa, Kate Middleton, que está atualmente combatendo um câncer.

    Durante sua visita ao recém-inaugurado centro da James’ Place, uma organização dedicada à prevenção do suicídio em Newcastle, William relatou que a Princesa de Gales está se recuperando bem.

    Em um comunicado feito em março, Kate Middleton revelou publicamente sua batalha contra o câncer. Ela optou por não divulgar detalhes específicos sobre o tipo de câncer que enfrenta, mencionando apenas que o diagnóstico ocorreu após uma cirurgia abdominal.

    O compromisso de Kate com o tratamento e sua resposta inicial à terapia são fontes de otimismo para sua família e seguidores. A discrição da Princesa em relação aos detalhes médicos reflete seu foco na recuperação e na conscientização sobre questões de saúde.

  • Sistema de Transporte Eletivo comemora oito anos de atuação em 24 municípios do Piauí

    O Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e que oferece transporte de passageiros para a realização de exames e consultas em Teresina, comemora oito anos de operação em mais de 24 municípios do Piauí. Para celebrar a data, será realizada uma cerimônia especial nesta sexta-feira (3), às 8h, na sede do projeto, localizada na Rua Pedro II, nº 2175, bairro Cidade Nova, zona sul de Teresina.

    Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
    Governo do Piauí

    O serviço é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, através da Sesapi, e a Associação Piauiense de Municípios (APPM). A Associação Reabilitar é responsável pela administração do projeto, que conta com 23 micro-ônibus com ar-condicionado e adaptado para pessoas com deficiência. Diariamente, são realizadas 19 rotas, com veículos que oferecem segurança e conforto, transportando até 26 usuários por viagem.

    De 2016 até abril deste ano, o STE já transportou 775.302 piauienses que precisavam se deslocar até Teresina para tratamentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    “Para todos nós que fazemos o STE é uma alegria imensa saber que podemos colaborar com a saúde dos piauienses da região Entre Rios. São 500 pessoas que são transportadas ida e volta todos os dias, mais de mil passagens diariamente. Isso é muito positivo, porque é uma pessoa que está tendo a oportunidade de dar continuidade ao seu tratamento”, explicou Helton Nascimento, gerente Operacional do STE.

    Os municípios atendidos pelo STE são: Miguel Alves, União, Lagoa Alegre, José de Freitas, Altos, Coivaras, Demerval Lobão, Nazária, Curralinhos, Lagoa do Piauí, Beneditinos, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Palmeirais, São Pedro, Barro Duro, Água Branca, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Angical, Regeneração e Amarante.

    “O STE é um projeto que olha para o nosso cotidiano, enquanto cidadãos, que precisam usufruir do direito de saúde. Esse projeto tem um olhar muito atento ao atendimento humanizado e nos acolhe neste trajeto”, afirmou Laís Brito, usuária do Transporte Eletivo de Pacientes.

  • PPAIC implementa formação para gestores da Rede Municipal de Educação de Teresina

    Na manhã desta quinta-feira (2/05), gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) reuniram-se no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (CEFOR), na zona Norte de Teresina, para a formação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

    Foto: PMTPMT
    PMT

    O PPAIC é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) que tem como objetivo assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

    Com o tema “Liderança e planejamento escolar: aprendizagem em foco”, foi abordado no encontro o conhecimento prático de liderança, a ampliação do repertório dos gestores acerca do planejamento, o despertar da atuação proativa do diretor com vistas a proporcionar melhores condições de alfabetização.

    Edianne de Mello, coordenadora do PPAIC no município, pontua que o evento foi dividido em dois momentos, um pela manhã com gestores da Educação Infantil, onde foi abordado conteúdos pertinentes ao público, e à tarde com os gestores do Ensino Fundamental

    “Esta formação para os diretores visa fortalecer a atuação enquanto gestor líder, auxiliando no desenvolvimento das competências do gestor para que ele realmente se efetive como líder dentro da escola, onde ele é o diretor escolar”, destaca a coordenadora.

    O secretário municipal de Educação, Reinaldo Ximenes, juntamente com a secretária executiva de Ensino, Janaína Moura, estiveram presentes na abertura dando boas-vindas aos gestores e pontuaram a importância do compromisso de cada profissional que se empenha em prol da alfabetização no tempo certo.

    Euterlani Maria é diretora do CMEI Hilda Maria Lemos, na zona Norte da capital, onde são atendidos 285 alunos do Maternal II ao 2° Período. Ela participa sempre que pode das formações e considera importante esse tipo de formação.

    “Assim como os professores têm a formação continuada deles, nós, gestores, temos a formação continuada através do programa e é muito necessária a nossa participação, já que as formadoras trazem temas que são de suma importância, tanto para a formação do gestor, seja pessoal ou profissional”, finaliza a diretora.

  • Barragem se rompe parcialmente no Rio Grande do Sul após temporal

    Parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, se rompeu no início da tarde desta quinta-feira (2). A cidade fica a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre.

    Foto: DivulgaçãoBarragem se rompe parcialmente no Rio Grande do Sul
    Barragem se rompe parcialmente no Rio Grande do Sul

    Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que, segundo técnicos, o colapso não deverá causar “a devastação de uma enxurrada”. Mesmo assim, a população das cidades que ficam abaixo do local do rompimento devem sentir os efeitos do aumento do nível do rio Taquari.

    “Buscamos fazer todo o trabalho possível para evitar o rompimento, mas [devido ao] volume de água não conseguimos ter acesso [à barragem] com os helicópteros [mobilizados] para levar os técnicos”, comentou Leite. “Isso vai ter um impacto e estamos trabalhando para mitigar os efeitos”.

    Moradores devem sair de áreas de risco

    Em nota, a Defesa Civil estadual informou que já vinha alertando a população para a elevação do nível do rio devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (24) e que, com apoio de outros órgãos públicos, está retirando as famílias que permaneciam nas áreas de risco.

    “A orientação expressa é que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, alertou a Defesa Civil. 

    Também em nota, a Companhia Energética Rio das Antas informou que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem às 13h40. Ainda segundo a companhia, o Plano de Ação de Emergência já estava em prática desde o início da tarde de ontem (1º), em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.

    "O grande problema agora é a velocidade com que a água vai descer rumo [às cidades de] Santa Bárbara e Santa Tereza. A altura da água não deve mudar muito, porque o nível do Rio das Antas [já] estava passando sobre a barragem. O risco agora é a vazão a partir da barragem 14 de Julho", disse o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, que no momento do rompimento já se encontrava em Bento Gonçalves, cidade vizinha a Cotiporã. 

    Assim que foi informado do rompimento, o secretário determinou que a equipe da Casa Civil contatasse imediatamente autoridades públicas dos municípios abaixo da barragem para que tomassem as medidas necessárias, como a evacuação de pessoas que continuam em áreas de risco. Segundo a Casa Civil gaúcha, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já está apurando as causas e consequências do rompimento. 

    O mais recente balanço da Defesa Civil estadual, divulgado ao meio-dia de hoje, aponta que ao menos 13 pessoas já morreram e 12 ficaram feridas, em todo o estado, devido às consequências das chuvas intensas. As mortes já confirmadas ocorreram nos seguintes municípios: Encantado (1); Itaara (1); Pântano Grande (1); Paverama (2); Salvador do Sul (2); Santa Cruz do Sul (1); Santa Maria (2); São João do Polêsine (1); Segredo (1) e Silveira Martins (1).

    Mais cedo, a Defesa Civil chegou a contabilizar três óbitos em Santa Maria, mas corrigiu a informação ao longo da manhã, informando que uma destas mortes, na verdade, foi registrada em Silveira Martins.

    Há 21 pessoas desaparecidas e mais de 67.860 mil pessoas já foram de alguma forma afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais. O número de desalojados, ou seja, de pessoas forçadas a deixar suas casas e buscar abrigo na casa de parentes, amigos ou em hospedagens pagas, já chega a 9.993, enquanto os que tiveram que buscar abrigos públicos ou de entidades assistenciais totalizam 4.599.

  • Inscrições do Prêmio Teresa Cristina são prorrogadas; confira novo prazo

    Neste ano, a SMPM vai oferecer uma capacitação relacionada à questão de gênero que será realizada pela equipe da secretaria para as empresas que tiverem sua inscrição confirmada e homologada.

    Foto: DivulgaçãoInscrições do Prêmio Teresa Cristina são prorrogadas; confira novo prazo
    Inscrições do Prêmio Teresa Cristina são prorrogadas; confira novo prazo

    Leilanny Cavalcante, técnica da Secretaria da Mulher, destacou a facilidade do processo de inscrição: “Basta acessar o site da SMPM, onde encontrará uma aba dedicada ao Prêmio Teresa Cristina. Lá, terá um link para fazer a inscrição e acesso ao edital do prêmio. Todas as empresas comprometidas com a promoção da equidade de gênero são bem-vindas a participar e mostrar suas ações”.

    Confira o edital: https://smpm.pmt.pi.gov.br/selo-dona-salo/edital-do-selo/
    Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTMI3RrEofiRHfzzWRZaAFMEvYYDp00lcalQrxeYUSqg3Jmw/viewform

  • Semec e Seduc consolidam parceria de uso de prédios

    Na última terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), localizado na zona Norte de Teresina, uma reunião com os diretores de escolas da Semec e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a fim de avaliar o compartilhamento mútuo do uso de prédios para atendimento das turmas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

    Foto: PMTPMT
    PMT

    “A reunião buscava analisar essa parceria estabelecida entre Semec e Seduc no compartilhamento de prédios. Na oportunidade, nós ouvimos os gestores sobre pontos positivos da parceria e os caminhos que devem ser traçados para uma cooperação ainda mais harmoniosa”, comenta o coordenador da Educação de Jovens e Adultos do município, professor Francisco Rodrigues.

    Além do coordenador da EJA e dos diretores de escolas, participaram do encontro a gerente de Gestão Escolar, Sílvia Brito, e os representantes das Gerências de Ensino da Seduc. A parceria entre as duas Secretarias existe há 12 anos e, em 2023, foi regulamentada.

    No total, a Semec conta com 1.300 estudantes matriculados na EJA em 30 escolas. No ano passado, como parte da ampliação do projeto, seis unidades de ensino, que se localizam principalmente na zona Rural de Teresina, passaram a ofertar a modalidade, o que representou um aumento de 30% no número de alunos matriculados na EJA. No segundo semestre deste ano mais duas escolas da Rede Municipal de Educação ofertarão a modalidade.

    “Essa reunião tem uma importância muito grande, visto que é necessário darmos conhecimentos para os gestores em relação aos recursos que podem ser utilizados para a manutenção dos prédios das turmas da EJA e do Ensino Médio. O saldo do encontro foi bastante positivo e ficamos felizes com as avaliações feitas pelos participantes”, conclui Francisco Rodrigues.

  • Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

    Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) poderão usar documentos digitais com foto como identificação pessoal na sala de aplicação das provas, no próximo domingo (05/05). Os documentos digitais aceitos são e-Título, CNH Digital e o RG digital, que são, respectivamente, as versões digitais do título de eleitor, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Se o documento for impresso, deve ter foto e assinatura.

    Foto: Arte/EBC

    A apresentação dos documentos no formato digital deve ser feita na entrada da sala de prova, por meio de aplicativo oficial ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal do governo federal Gov.br.

    Inválidos

    O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizador do processo seletivo, informa que cópias em papel de documentos com foto não serão aceitas em nenhuma circunstância, nem mesmo as cópias autenticadas por um cartório de notas.
    Igualmente, serão vetadas as capturas de tela no celular do documento digital e fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

    O candidato precisará abrir o aplicativo na frente do fiscal de prova. Para evitar imprevistos e atrasos, o ministério orienta que o aplicativo seja previamente baixado e testado no smartphone do candidato. O celular deve estar com bateria carregada no momento da apresentação do documento digital.

    Domingo

    No dia da prova, o inscrito deverá portar uma caneta preta de material transparente para preenchimento do gabarito do cartão-resposta. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser impresso na página virtual do participante, para ter informações claras sobre local e horários, evitando dúvidas e confusões.

    Os candidatos não poderão sair com o caderno de provas por questão de segurança. No entanto, o governo federal divulgará os cadernos de provas às 20h do próprio domingo. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas está planejada para terça-feira (7).

    CNPU

    As provas objetivas específicas e discursivas do chamado Enem dos Concursos serão aplicadas em dois turnos, em 228 municípios, localizados em todas as 27 unidades da federação. O MGI contabiliza 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais. A força de trabalho estimada para atuação no Concurso Nacional é de cerca de 215 mil trabalhadores.

    As provas serão divididas em oito blocos temáticos, sete deles para vagas de nível superior. Somente o 8º bloco é para o nível médio. Para tirar dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação das provas, pelo telefone: 0800-701-2028. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do certame.

    Documentos de identificação permitidos no CNPU: 

    - Carteira Nacional de Habilitação com foto;

    - Documentos digitais, com foto (CNH digital, RG digital E e-Título) apresentados nos aplicativos oficiais;

    - Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

    - Carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de Identificação e pelos corpos de Bombeiros;

    - Passaporte brasileiro;

    - Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, conselhos);

    - Cartão de identidade do trabalhador;

    - Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);

    - Carteiras funcionais do Ministério Público;

    - Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por lei federal, valham como identidade.

    Documentos  de identificação pessoal não permitidos no CNPU:

    - Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade;

    - Certidões de nascimento;

    - CPF;

    - Título de eleitor (impresso ou sem foto);

    - Carteiras de motorista (modelo sem foto);

    - Carteiras de estudante;

    - Carteiras funcionais sem valor de identidade;

    - Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);

    - Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Carregar mais
Trabalhe Conosco