• Nível do Guaíba cai 17 cm em Porto Alegre e segue baixando

    O nível da água do Guaíba em Porto Alegre (RS) continua baixando e atingiu 4,38 metros às 11h da manhã deste domingo (19/05), segundo o medidor do Cais Mauá. O nível está 17 centímetros (cm) abaixo do registrado na noite de sábado (18/05), quando estava em 4,55 metros.

    Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

    “A retomada da curva de baixa ocorre depois de três dias de recuo entre a quarta-feira (15/05) e sexta-feira (17/05) e estabilidade no dia de ontem, quando as águas praticamente não baixaram ao longo do dia com pequenas oscilações para cima e para baixo”, informou a MetSul, empresa de monitoramento meteorológico.

    Apesar do recuo, o nível do Guaíba segue 1,38 metro acima da cota de transbordamento do Centro Histórico, o que faz com que parte da capital gaúcha ainda permaneça alagada.

    Está é a maior cheia do lago Guaíba já documentada em 150 anos de medições, com o pico registrado sendo meio metro superior à cheia de 1941 que, até então, tinha sido a maior do estado.

    Defesa Civil

    De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, publicado às 12h de hoje, 155 pessoas morreram por causa das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Outras 89 pessoas seguem desaparecidas.

    O número de municípios afetados também aumentou de 461 para 463 (do total de 497) de ontem para hoje. Ao todo, as chuvas afetaram 2,321 milhões de pessoas, forçando 617 mil pessoas a abandonarem suas casas, sendo 540 mil desalojados e outras 76,9 mil pessoas morando em abrigos.

  • Empresária tem loja roubada em tragédia no RS: “Muitos são clientes”

    Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta as consequências devastadoras das recentes chuvas e enchentes, os moradores agora têm que lidar com outro tipo de tragédia: a ação de criminosos. Desde o início da crise, 112 pessoas foram detidas, a maioria delas envolvida em furtos e saques, além de crimes como posse ilegal de armas e tráfico de drogas. A polícia local identifica esses indivíduos como "oportunistas de enchentes", aproveitando-se da vulnerabilidade da população em meio à calamidade.

    Foto: Reprodução

    A história da comerciante Marinez Silva, residente em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari, é um exemplo marcante desse cenário. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, ela relata ter tido quatro de suas lojas invadidas pela água, resultando em um prejuízo estimado em R$ 2 milhões apenas em uma das filiais. Marinez descreve a sensação de impotência diante do saque generalizado, destacando que muitos dos envolvidos eram clientes habituais, rostos conhecidos. A empresária lamenta a falta de assistência das autoridades locais, que alegam estar sobrecarregadas e sem os recursos necessários para prestar apoio à comunidade afetada.

  • Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

    A Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou na manhã deste sábado (18/05) 20 toneladas de ração doadas para o Rio Grande do Sul. Além da ração, para alimentar os cães e gatos vítimas das enchentes que devastaram a maior parte do estado, a aeronave KC-390 Millennium também levou itens essenciais para pets, como caixas de transporte, camas e bebedouros.

    Foto: José Cruz/ Agência Brasil

    Antes da decolagem, houve uma ação que contou com a presença de crianças e cachorros em um ato simbólico ao envio dos produtos para os animais do sul do país. A decolagem ocorreu às 11h32 da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.

    A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve no local e acompanhou o embarque da ajuda aos pets do Rio Grande do Sul. Junto com a primeira-dama estava a cadelinha Resistência. Ela ficou conhecida nacionalmente após subir a rampa do Palácio do Planalto, junto com Janja e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na posse presidencial em janeiro de 2023.

    Além de Resistência, Janja agora tem uma outra cachorrinha, Esperança. A Esperança é uma vira-latinha resgatada das enchentes no município de Canoas e adotada pela primeira-dama e por Lula.

    Resgates

    Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no estado. Entre os resgatados, há, principalmente, cães e gatos, mas também aves, guaxinins e cavalos. De acordo com a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, os animais resgatados passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores. Quando estes não são identificados, os animais são enviados para abrigos públicos, organizações não governamentais (ONGs) ou para clínicas veterinárias, caso estejam feridos.

  • Mais de 30 carros ficam destruídos durante incêndio em pátio de apreensão

    Um incêndio que começou na vegetação às margens da BR-050, em Araguari, no Triângulo Mineiro, resultou na destruição de mais de 30 carros na última quinta-feira (16/05). A Ecovias, responsável pela rodovia, e o Corpo de Bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

    Foto: Divulgação/CBMMG

    As origens do incêndio foram detectadas no quilômetro 38 da rodovia, na direção de Catalão. Inicialmente, a Ecovias foi chamada para lidar com a situação, porém, o fogo se alastrou rapidamente, atingindo o pátio de apreensão de veículos na região.

    Com a intensificação das chamas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e se deparou com uma cena desafiadora, com as chamas já consumindo os carros. Foram necessários aproximadamente 7.000 litros de água para conter os focos de incêndio.

    Apesar dos danos materiais significativos, ninguém se feriu. Cerca de 35 carros foram atingidos.

  • Turismo de base comunitária é tema de reunião realizada pela Setur

    As secretarias de Estado do Turismo (Setur), das Relações Sociais (Seres), da Agricultura Familiar (Saf) e do Agronegócio e Empreendedorismo (Seagro) se reuniram nesta sexta-feira (17/05) para tratar sobre o projeto Turismo Criativo. O projeto visa desenvolver, fortalecer e impulsionar o turismo de base comunitária no Piauí.

    Foto: DivulgaçãoTurismo de base comunitária é tema de reunião realizada pela Setur
    Turismo de base comunitária é tema de reunião realizada pela Setur


    Dentre as pautas tratadas no encontro, a promoção de ações junto às comunidades quilombolas e de povos originários do estado. Dessa forma, tem-se a oportunidade de dinamizar as economias locais, contribuindo, assim, para o aumento da produção e a geração de renda das famílias envolvidas e o estímulo à visitação de turistas.

    Segundo a diretora de Marketing da Setur, Késia Matos, a reunião foi o primeiro passo para que os órgãos possam desenvolver um trabalho em conjunto e assertivo. “Temos comunidades ricas em histórias e tradições que, certamente, vão despertar o interesse de turistas do mundo todo. O intuito da reunião foi apresentar isso: como o turismo de base comunitária, além de integrar esses povos à sociedade e fortalecer práticas sustentáveis, pode contribuir com o desenvolvimento do turismo local, econômico e culturalmente”, destaca a diretora.  

    O Turismo Criativo integra as ações do programa "Piauí, Aqui Tem Turismo", lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, em 2023.

  • Prefeito de Aroazes lamenta a morte de sua bisavó Dona Dica

    É com pesar que a comunidade de Aroazes se despede de Maria Raimunda Bomfim, conhecida carinhosamente como Dona Dica, que faleceu nesta sexta-feira (17/05) aos 95 anos.

    Dona Dica era bisavó do prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto, que lamentou a perda em suas redes sociais: "Que Deus possa confortar a todos diante dessa perda irreparável", escreveu o prefeito.

    Foto: DivulgaçãoPrefeito de Aroazes, Manoel Neto lamenta morte de sua bisavó Dona Dica
    Prefeito de Aroazes, Manoel Neto lamenta morte de sua bisavó Dona Dica

    O velório de Dona Dica será realizado em sua residência na Rua Mundico Dantas 378, em Valença do Piauí. O sepultamento está previsto para a manhã deste sábado (18/05).

    O prefeito de Valença, Marcelo Costa, também prestou condolências à família: "Lamento profundamente a partida de Dona Dica. Que Deus traga paz e consolo aos corações enlutados", disse o prefeito.

    Dona Dica deixa um legado de amor, fé e alegria. Sua memória será eternamente guardada por todos que a conheceram e amaram.

  • Bairros de Luís Correia recebem pavimentação asfáltica

    A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), deu início essa semana aos trabalhos de pavimentação asfáltica no município de Luís Correia, no litoral do Piauí. As obras acontecerão em três bairros, Rancho Alegre, Campos e Alto Bonito, proporcionando melhorias para os moradores. 

    Com investimento de mais de R$ 4 milhões, as obras fazem parte de um conjunto de ações de mobilidade desenvolvido pela Seinfra e com recursos do Governo do Estado. Até o final da obra, prevista para ser finalizada no início do próximo semestre, a Secretaria terá realizado a pavimentação numa área total de 49.702,30 m².

    Foto: DivulgaçãoBairros de Luís Correia recebem pavimentação asfáltica
    Bairros de Luís Correia recebem pavimentação asfáltica

    Segundo o secretário Flávio Júnior, que visitou o canteiro de obras, essa ação do Governo do Estado só tende a trazer bons frutos. “Eu fico muito feliz por estar vendo mais essa obra saindo do papel. Luis Correia é uma cidade turística e que constantemente vem recebendo atenção do Governo do Estado e a pavimentação aqui nesses bairros vai trazer inúmeros benefícios, desde a mobilidade, como também a acessibilidade de moradores e turistas”, pontua. 

    Ainda de acordo com o secretário, essa obra soma-se às que já foram realizadas em Parnaíba, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Caxingó e Cocal, que foram entregues recentemente e ainda que irão iniciar em Cocal dos Alves. “Novas obras chegarão aos demais municípios da Planície Litorânea ainda em 2024”, finaliza. 

  • DER: trabalhos de manutenção e conservação nas estradas do Piauí seguem a todo vapor


    O trabalho de conservação e manutenção das estradas do Piauí é uma das prioridades do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI). E, apesar do período chuvoso ainda em curso, as equipes de Engenharia do órgão responsável pela malha rodoviária piauiense atuam em diferentes regiões do Estado, incluindo as estradas de acesso à capital: PIs 113, 112 e 130. 

    O planejamento de ações integradas do Programa Estradas Seguras é uma das metas do órgão. O Programa foi implantado com o objetivo de promover melhorias nas estradas e tem como foco a recuperação e o reparo de danos em pista, em consequência de fatores climáticos e/ou deformidades de uso e tempo do pavimento.

    “O Programa Estradas Seguras já atingiu mais de 3000km com ações de melhorias em nossa gestão. São serviços que abrangem intervenções nas mais diversas etapas de um cronograma de obra como: drenagem, tapa-buracos, recuperação dos dispositivos de sinalização e outras ações como a pavimentação asfáltica. E nossas equipes seguem incansáveis e espalhadas por todo o Estado com a missão de garantir boa trafegabilidade e permitir que os usuários da malha façam o trajeto com segurança”, explica Leonardo Sobral. 

    Foto: Reprodução

    Na rodovia PI-130, entre Teresina, Nazária, Palmerais, as ações acontecem no trecho de 108km de extensão.

    “As rodovias de acesso à capital foram totalmente recuperadas em nossa gestão e agora as equipes do DER realizam trabalho de manutenção. São trechos de intenso fluxo e que por conta do período chuvoso precisam de reparos e serviços de recuperação”, explica.

    “As estradas acabam por sofrer danos com o período chuvoso que ainda está em curso. E sabemos também que o tráfego intenso de cargas é outro fator que contribui para os danos, por isso o Programa Estradas Seguras é contínuo  e as ações de conservação e manutenção acontecem de forma rotineira”, conclui Leonardo Sobral.

  • Apostas do Piauí faturam quase R$ 86 mil no sorteio da Mega-Sena

    Apostas no Piauí ganharam um total de R$ 85.972,04 em prêmios após o sorteio da Mega-Sena realizado na noite desta quinta-feira (16/05) em São Paulo. O prêmio principal não foi conquistado por ninguém, e agora acumula para R$ 30 milhões. Os números sorteados foram: 2, 10, 32, 33, 38 e 47.

    Foto: © Marcello Casal JrAgência BrasilMega Sena
    Mega Sena

    Uma aposta de Teresina acertou cinco dos seis números e vai receber R$ 54.241,80. Essa aposta foi feita por meio de um bolão com a participação de seis pessoas, resultando em um prêmio de R$ 9.040,30 para cada participante.

    Além disso, 28 apostas acertaram quatro dos seis números sorteados, totalizando R$ 31.730,24 em prêmios. Dessas, duas apostas, que marcaram sete números, vão receber R$ 2.974,71 cada uma. As outras 26 apostas vão levar R$ 991,57 cada.

    Os sorteios da Mega-Sena ocorrem três vezes por semana, às terças, quintas e sábados. A aposta mínima, que inclui a escolha de 6 números, custa R$ 5. Quanto mais números forem marcados, maior o custo da aposta e maiores as chances de ganhar o prêmio principal.

  • Ônibus Lilás realiza atendimentos diversos em Castelo do Piauí

    O Ônibus Lilás da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) está, nesta sexta-feira (17), no município de Castelo do Piauí. A iniciativa faz parte de uma série de ações que percorrerão diferentes cidades, levando serviços importantes para a população. Além de Castelo do Piauí, o Ônibus Lilás seguirá para Landri Sales, Canavieira e Eliseu Martins nos dias 22, 23 e 24 de maio, respectivamente.

    Foto: DivulgaçãoÔnibus Lilás e prefeitura de Castelo do Piauí unem forças para oferecer atendimentos diverso à população
    Ônibus Lilás e prefeitura de Castelo do Piauí unem forças para oferecer atendimentos diverso à população

    As ações do Ônibus Lilás em Castelo do Piauí representam uma parceria entre a Sempi e a prefeitura proporcionando à comunidade acesso a uma variedade de serviços. Palestras informativas sobre violência e redes de apoio, atendimento psicossocial e assistência jurídica são algumas das opções disponíveis. Além disso, os moradores têm acesso a serviços de autocuidado, visando oferecer suporte integral às mulheres e à comunidade em geral.

    O Ônibus Lilás é uma ferramenta na luta contra a violência de gênero e na promoção do bem-estar das mulheres, pois visa garantir a proteção e os direitos das mulheres em todo o estado.

Carregar mais
Trabalhe Conosco