Maçonaria: festa em belém
Conforme a programação adredemente preparada e divulgada, aconteceu, com sucesso, no período de 10 a 15 do corrente, a XXXIX Assembléia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, com a participação efetiva de todas as Grandes Lojas Maçônicas dos Estados da Federação, mais a do Distrito Federal, além de delegações do exterior, transformando a cidade de Belém (PA) em verdadeira capital da maçonaria brasileira.
A Grande Loja do Piauí compareceu com uma comitiva composta de 93 convencionais, organizada pelo ex-Grão-Mestre Adjunto Osvaldo Pierotti, que há dez anos coordena essas excursões, a cada mês de julho. No próximo ano a XL Conferência da CMSB será realizada em Aracaju, capital do estado de Sergipe.
Uma vasta agenda foi exitosamente cumprida, iniciando com a abertura solene às 20 horas do dia 10.07.10, no Centro de Conveções Hangar, sob a presidência do Grão-Mestre José Nazareno Nogueira Lima, da Grande Loja anfitriã, seguida de concorrido coquetel, ao som de músicas da melhor qualidade.
Vejam-se imagens da platéia, enfocando-se participantes piauienses;
.jpg)





Das reuniões de trabalho constaram Sessões Plenárias dos Grãos-Mestres e Palestras temáticas nos Eventos Paralelos.


Hospitalidade paraense.
Na noite de 11.07.10 a comitiva da Grande Loja do Piauí, integrada por 93 convencionais, foi fidalgamente recepcionada pela Loja “Harmonia nº 8”, em sua sede social, localizada na Av. Pedro Miranda, 1130, com um lauto jantar, precedido da apresentação de um magnífico show de músicas e danças do rico folclore paraense, pelo grupo “Os Maioaras”, o qual foi alvo de calorosos aplausos de todos os presentes.
A “Harmonia” é uma Loja centenária. Fundada sob os auspícios de um Capítulo composto pelas Lojas “Harmonia” (homônima) e “Filha da Harmonia”, da cidade de Porto (Portugal), foi solenemente instalada em 28 de março de 1.857 pelo comerciante paraense José Eustáquio da Rocha Leão.
Com passagem pelo Grande Oriente do Brasil, essa Oficina histórica hoje integra a jurisdição da Grande Loja do Pará. Atualmente é dirigida pelo competente Venerável Vicente Borges Neto (foto, ao microfone).
A loja conta, ainda, com um atuante Clube Feminino, que tem como presidenta a diligente dama maçônica Rosilda Sousa Borges (ao microfone, saudando os convidados).
A seguir, aspectos gerais do encontro.
.jpg)
.jpg)
Passeios e lazer pelos principais pontos turísticos de Belém também fizeram parte do conclave: Catedral, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Estação das Docas, Ver o Peso, Casa das Onze Janelas, Praia do Mosqueiro (fluvial) e tantos outros.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Praia do Mosqueiro
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Baile de encerramento, na clube Assembléia Paraense, com a banda Soyonara
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Hora de voltar prá casa. Afinal, ninguém é de ferro.
.jpg)
Comentários






