Cerca de 1.500 aguardam cirurgia ortopédica no Hospital Getúlio Vargas
O diretor do HGV, Carlos Iglezias, ressalta que o maior volume de cirurgias acontece na oftalmologia
Cerca de 1.500 pacientes esperam por uma cirurgia ortopédica no Hospital Getúlio Vargas. Por mês, o hospital realiza 600 cirurgias, sendo que só para a ortopedia são 108. A maioria desses pacientes foi encaminhado pelo Hospital de Urgências de Teresina - HUT e muitos já passaram por uma - ou mais - cirurgias de urgência. Apesar do hospital destinar duas de suas 12 salas de cirurgias para a área de ortopedia, a demanda não para de crescer.
O diretor do HGV, Carlos Iglezias, ressalta que o maior volume de cirurgias acontece na oftalmologia, 150 por mês. Porém, o número só fica acima das ortopédicas porque contempla cirurgias mais rápidas. "As cirurgias ortopédicas de alta complexidade são mais demoradas. Em alguns casos uma cirurgia pode durar uma manhã, enquanto na oftalmologia é possível fazer várias cirurgias no mesmo intervalo de tempo", diz.
O diretor explica que a fila de espera pelas cirurgias é composta por dois perfis de pacientes: aqueles que são encaminhados pelo HUT e outros que vieram referencia-dos pela rede. "No HUT o paciente recebe o atendimento de urgência. Se depois de salvo ele apresentar alguma seqüela que exija uma cirurgia de alta complexidade, ele é transferido para o HGV. Em casos menos graves, quando os pacientes podem esperar, eles vêm ao ambulatório e marcam a cirurgia", explicou. O tempo médio de espera para a cirurgia ortopédica varia de um a quatro meses.
Esse tempo, segundo o diretor, é definido de acordo com a complexidade do caso. Os idosos, por exemplo, são tratados com prioridade e esperam menos tempo na fila. Carlos Iglezias destaca que o HGV é o único hospital de alta complexidade do Estado e que também funciona como um hospital de ensino. Segundo ele, não é possível aumentar o número de cirurgias ortopédicas, pois isso causaria um impacto enorme nas cirurgias realizadas em outras áreas. "A fila de espera para outras especialidades seria muito grande. Procuramos atender o mais rápido possível, dentro da gravidade de cada caso", diz.
O HGV era o único pronto-socorro do Piauí até a abertura do HUT. Agora o Getúlio Vargas atende às eletivas.
Deixe seu comentários usando o Facebook




